A ecolalia é um dos sintomas mais comuns entre as características da linguagem no autismo e ela se caracteriza pela repetição de palavras ou frases simulando, inclusive, a entonação do autor. Quando as crianças estão aprendendo a falar, tendem a imitar os sons escutados no dia a dia, o que é chamado de fala especular. Porém, com o passar do tempo, o esperado é que a criança em desenvolvimento típico expresse por meio da linguagem suas vontades, necessidades e contrariedades usando as palavras de sua própria maneira, não como um eco de algo recém dito/ouvido no ambiente. Caso isso não ocorra, pode-se observar o fenômeno linguístico conhecido como ecolalia, do qual destacam-se três tipos principais: imediata, tardia e mitigada.
Ecolalia imediata
É quando as crianças repetem as palavras logo depois de ouvi-las. Vou exemplificar.
O cuidador pergunta: você quer lanchar agora?
E a resposta é: lanchar agora?
Uma boa saída neste caso seria o cuidador perguntar: sim ou não?
Geralmente a criança não sabe responder. Ela não entendeu a oferta do cuidador.
Ecolalia tardia
Na ecolalia tardia, a frase ou palavra é repetida horas ou dias depois.
A mãe está colocando a criança para dormir e a criança diz: lanchar agora?
A mãe entende que a criança está com fome, mas estranha porque a criança jantou, mamou e já está na cama. Ela corre para preparar um lanche mas a criança não quer comer. A frase foi falada fora de contexto, como uma repetição do convite feito mais cedo, que ficou registrado na mente da criança.
Ecolalia mitigada
Já a ecolalia mitigada tem relação com o contexto e expressa algo que a criança quer naquele momento. Vamos ao exemplo. A criança está na casa da avó brincando, feliz, e sente fome, então ela olha para a avó e diz: você quer lanchar agora?
A frase poderia ter sido: vovó, eu agora quero lanchar. Ela atribuiu à avó uma necessidade dela do momento, mas teve intenção de comunicar que estava com fome, e o fez, mesmo que de uma forma menos usual. A avó prontamente acede ao convite e prepara um lanche para ela e a criança e comem. Problema resolvido.
Vista pelo olhar dos pais e terapeutas de uma criança que está aprendendo a se comunicar, a repetição de palavras ou frases fora do contexto momentâneo gera preocupação e deve ser observada com o intuito de tornar a linguagem mais espontânea, flexível e funcional.
A ecolalia também pode ser uma forma de auto estimulação, por isso também é chamada de estereotipia verbal, agindo na autorregulação do indivíduo como os stims ou estereotipias motoras. Autistas adultos relatam utilizar a ecolalia para “não se perder nos pensamentos” ou para ajudar a fixar um aprendizado.
A ecolalia tem uma função e um profissional da fonoaudiologia vai auxiliar a descobrir qual é e ajudar a moldar a linguagem do paciente, seja criança ou adulto, pautando-se na individualidade para que a comunicação flua de forma a possibilitar autonomia e boas interações sociais.